5 Dicas para Escolher a Persiana Perfeita para o seu Ambiente

mar 18, 2019
5 Dicas para Escolher a Persiana Perfeita para o seu Ambiente

Quando o assunto é a casa dos sonhos, todo detalhe é precioso. Escolher desde a cor da parede, o quadro da sala e a persiana dos cômodos faz parte de uma importante missão que imprime ao seu lar os seus gostos.

Por isso, toda informação que se possa ter nesse momento é crucial, tanto para escolher a persiana ideal como a mais funcional para combinar com o ambiente.

Então, selecionamos 5 dicas para te ajudar na hora de escolher.

1. Escolha o Cômodo

A escolha do cômodo é o primeiro quesito que você precisa levar em consideração para o check list da persiana perfeita, afinal o tipo e o modelo pode variar de acordo com o local que ela vá ser colocada.

Sala

Se a persiana que você procura for para ser colocada na sala, seja de jantar ou de estar, uma boa opção são os modelos verticais. Esses conferem ao ambiente um ar discreto, clássico e refinado, através do seu caimento mais estruturado.

Varanda

Nas varandas onde existem janelas grandes, opte por persianas em painel ou em rôlo, pois elas dão a possibilidade de prendê-las.

Quarto

Para ter uma noite de sono tranquila e não ter a entrada de sol incomodando ao amanhecer, a melhor opção são as persianas blackout.

2. Tamanho da Janela

Quando se tratar de janelas grandes escolha as persianas longas, para as janelas pequenas, escolhas a de comprimento curto. Sala de jantar, estar e quarto de casal as persianas longas com a distância de 1cm do chão trazem mais refinamento, enquanto no quarto de crianças e adolescentes opte por deixar uma sobra de 15cm em sua volta que trará um ar mais jovial.

Algumas persianas são ideais para janelas grandes, portanto, para que você não se apaixone por um modelo que não é o ideal, melhor já ter me mente a medida da sua janela e pesquisar algumas referências que se assemelhe a janela da sua casa.

3. Escolha o Material

PVC

As persianas de PVC são os modelos mais comuns no mercado, como é fácil de limpar sua manutenção é tranquila. Comumente utilizadas em espaços corporativo, são ótimas para lugares que precisam de um modelo mais prático.

Alumínio

Apropriadas tanto para casas quanto para escritórios, as persianas em alumínio possuem uma excelente resistência, o que as tornam bastante duradouras. Elas também são fáceis de limpar e possuem uma grande variedade de cores.

Bambu ou Madeira

Quando feitas em madeira ou bambu, remetem leveza ao ambiente, conferindo um estilo ecológico e descontraído, sendo também de fácil manutenção.

4. Escolha o Tipo

Rôlo

Presas ao topo, as persianas de rôlo ou blackout são painéis que ao serem recolhidos, ficam enrolados. Esse modelo é excelente para quem procura bloquear ao máximo de luz, privacidade, aconchego e um maior controle da temperatura e som.

Esse modelo pode ser aplicado tanto em janelas grandes, quanto pequenas, assim como quando colocadas dentro de guias, oferecem um bloqueio ainda maior da iluminação externa. Elas possuem diversas possibilidades de confecção, desde  tecidos decorativos, solares e blackout, totalizando mais de 200 opções para ambientes.

Vignette

Perfeitas para decorar quartos e salas, as persianas Vignette do tipo romana,  possuem um design clássico. Como são separadas por partes, quando suspensas, vão se dobrando.

Essas persianas precisam de um espaço mínimo de 40 cm entre a janela e o teto, já que quando dobradas criam volume.

Muito versáteis, combinam com qualquer ambiente e são confeccionadas em tecido neutro de revestimento no versos com mais de 90 combinações de cores e texturas.

Painel

Ideal para ambientes com grandes janelas, as persianas em painel possuem trilhos imperceptíveis e um visual clean. Com abertura vertical, são elegantes e ficam lindos em cômodos como salas. Por serem versáteis, caem bem com qualquer tipo de decoração e podem ser feita de diferentes  tecidos, cores e texturas.

Twinline

Modernas e com um  design fino, as persianas twinline propiciam ao ambiente um equilíbrio na dosagem de iluminação, através das faixas dispostas entre translúcidas e opacas (visão dupla).  Elegantes, modernas e estilosas elas garantem um bloqueio de luz, mantendo a visão da parte externa. Podem ser confeccionadas em tecidos leves, estampados, rústicos e suaves.

Duette

A Duette é uma cortina celular possui um design inspirado nas colmeias das abelhas, onde possuem bolsões dentro das células que proporcionam uma proteção térmica, ficando aquecido no inverno e fresco no verão, assim como o design ajuda a reduzir o acúmulo de poeira. Elas podem ser de diferentes níveis de transparência e tecidos.

Essa é uma opção que além de charmosa e moderna, também é extremamente funcional e que se encaixa bem em pequenos espaços.

5. Escolha a Cor

Escolher a cor certa para as persianas irá depender da sua decoração, de seu gosto pessoal e do que o ambiente permite. Por isso, se não quiser errar ou ousar demais, escolha sempre os tons neutros como branco, preto, bege e cinza.

Se o ambiente já é neutro, então as cores podem ser liberadas, mas com sabedoria! Prefira os tons mais escuros, além de contrastar melhor, permitem uma manutenção mais longa.

Portanto, na hora de ir procurar pela melhor persiana para os ambientes da sua casa, lembre-se de levar esses aspectos em consideração para que a sua escolha seja perfeita e o resultado seja o esperado.